domingo, maio 24, 2015

MANUEL ALEGRE NA BIBLIOTECA








O poeta Manuel Alegre esteve na passada sexta-feira, 22 de maio, na Biblioteca da Escola Secundária de Amares, numa sessão em que participaram alunos e docentes. O momento serviu de evocação dos 50 anos da edição do livro “Praça da Canção” e de apresentação do seu novo livro de poemas, “Bairro Ocidental”. Na ocasião os alunos do Projeto Ler+ Jovem fizeram a leitura de diversos poemas de “Praça da Canção”, mostrando a força das palavras daqueles versos.
Manuel Alegre evocou os tempos em que o livro apareceu, tempos de mordaça, de tristeza e de guerra, em que aqueles poemas emergiram como uma voz de resistência e de luta pela liberdade. Por isso os poemas da “Praça da Canção” foram lidos, ditos e cantados por tantas vozes antes e depois da revolução do 25 de abril. Aos jovens presentes disse que não devem ter medo de usar a palavra Pátria e manifestou o seu agrado por esta sua obra continuar na voz das novas gerações.
Falou também do seu novo livro, “Bairro Ocidental” e da necessidade que sentiu, no tempo presente, de usar a palavra poética como forma de expressar o seu sentimento de indignação face à forma como, a seu ver, tem decorrido, nos últimos anos, o processo de construção europeia, anulando a identidade e a vontade dos países e dos povos, em nome de um tratado orçamental.
Momento particularmente tocante para todos os presentes na sala foi o privilégio de ouvirem, na sua voz inconfundível, Manuel Alegre a ler os poemas “Resgate”, “Bairro Ocidental” e “A rapariga do país de Abril”.
A ocasião foi concluída com uma sessão de autógrafos e de conversa com muitos dos presentes.

quinta-feira, maio 21, 2015

DIA DA EUROPA

Numa iniciativa do Grupo Disciplinar de Geografia, em articulação com a Biblioteca, assinalamos o Dia da Europa. Para o efeito recebemos na Biblioteca o Eurodeputado José Manuel Fernandes  para uma conversa com os nossos alunos, em que explicou diversos aspetos do funcionamento das instituições europeias. Num período de debate foram discutidos os principais problemas e desafios com que se deparam a Europa no seu todo e os países que a integram.






MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...