domingo, dezembro 23, 2012

segunda-feira, dezembro 17, 2012

O GATO MALHADO E ANDORINHA SINHÁ


Na manhã do passado dia 12, os alunos do 8º B apresentaram, na Biblioteca, num tributo ao centenário de Jorge Amado, uma teatralização, com fantoches, da obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Depois da leitura da obra, durante parte do 1º período, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, esta turma apresentou aos seus colegas uma visão diferente, mostrando um profundo conhecimento do texto e demonstrando um prazer enorme nesta apresentação.





quinta-feira, dezembro 13, 2012

E O NATAL CHEGOU À ESCOLA

Uma árvore com o espírito dos tempos - aproveitar sobras de tecidos
Uma panorâmica da Feira do Livro
O órgão imponente
Feira do Livro
Tributo a Manuel António Pina
Exposição do Ateliê de Artes
Chants de Noël, en français 
Postais de Natal (Francês) e Jogos Science4you, na Feira (Um sucesso!)
O público
 "Fios que nos unem" - Trabalhos das turmas das professoras
Margarida Dourado (Francês) e Ana Forte (Português)
É Natal, é Natal, é Natal ... 

segunda-feira, dezembro 10, 2012

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS HUMANOS

Quando se comemora o Dia Mundial dos Direitos Humanos, é importante recordar que muitos deles continuam a ser diariamente desrespeitados, às vezes bem perto de nós: a educação para os Direitos Humanos é uma tarefa de todos os dias, embora recordada com mais ênfase nesta altura do ano.
Recordamos que a Biblioteca dispõe de variadíssimos recursos – Livros, prospetos, DVD, revistas – que permitem múltiplas e diversificadas abordagens desta temática. 
Neste contexto, gostaríamos de chamar a atenção para recursos úteis e de fácil acesso. Foi recentemente publicada, pelo Conselho da Europa, uma versão revista de "Farol - Manual de Educação para os Direitos Humanos com Jovens". A versão portuguesa está disponível em suporte de papel mas a versão inglesa “Compass - Manual for human rights education with young people”, com 624 páginas, pode ser descarregada gratuitamente, em PDF:

   

COMPASS é uma ferramenta prática e de recursos para a cidadania e educação em direitos humanos. É um auxiliar muito útil  para todos interessados em fazer da educação para os direitos humanos uma realidade para todos. Foi publicado originalmente em 2002, numa edição existente na Biblioteca, e agora está disponível, nesta nova edição, em mais de 30 idiomas. 
Existe igualmente uma versão, com 308 páginas, projetada especificamente para educação em direitos humanos destinada às crianças, COMPASITO – Manual on human rights education for children. Está também disponível, com diversas ideias concretas, atividades e informações sobre questões de direitos humanos, tais como deficiência, emigração,  religião, guerra e terrorismo.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

OSCAR NIEMEYER (1907-2012)



O arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer que morreu ontem, aos 104 anos, num hospital do Rio de Janeiro foi uma dos maiores génios artísticos do século XX e início do século XXI. A sua obra está espalhada um pouco por todo mundo mas foi na cidade de Brasília que, a convite do Presidente Juscelino Kubitschek, projetou a construção dos principais edifícios públicos da nova capital.
O Instituto dos Arquitetos do Brasil e a Câmara dos Deputados do Brasil publicou, em 2010, um Guia de obras de Oscar Niemeyer : Brasília 50 anos, que apresenta informações precisas e primorosamente ilustradas sobre as obras mais importantes de Niemeyer presentes na capital brasileira. O livro (PDF) está disponível para descarga gratuita em:
http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3565


Mais informação sobre Oscar Niemeyer no site da sua Fundação: http://www.niemeyer.org.br/


quarta-feira, dezembro 05, 2012

EBOOKS DA NASA


A NASA - Agência espacial norte-americana - desenvolve uma prática regular e intensa de divulgação das suas atividades e de popularização do conhecimento científico, particularmente nas áreas da Astronomia e da exploração aeroespacial. O acesso a esta vasta informação está disponível no seu excelente sítio da Internet  - http://www.nasa.gov - com uma atenção especial para professores e estudantes (disponível na secção Outros Sítios), mas também em diversas aplicações para tablets e outros dispositivos móveis. 


Entre outras iniciativas a NASA disponibilizou recente alguns ebooks gratuitos com magníficas imagens e muita informação:
O primeiro, publicado muito recentemente, é um belíssimo álbum de imagens de satélite do planeta Terra. Com 158 páginas, A terra como arte mostra-nos todo o esplendor do nosso planeta com imagens de todos os continentes, oceanos, rios, montanhas, desertos ou glaciares, complementadas com um texto explicativo. 



O segundo, Celebrando 30 anos do space shuttle, com 284 páginas, traça a história das expedições dos vaivéns espaciais, das suas características, tripulações, dos seus êxitos e insucessos, com profusas ilustrações. 


As versões digitais dos livros estão disponíveis para descarga gratuita na nossa secção BIBLIOTECA DIGITAL. 

Uma versão de A terra como arte está ainda disponível numa aplicação para iPad que pode ser vista nos tablets da Biblioteca.



terça-feira, dezembro 04, 2012

20 ANOS DE SMS


Comemoram-se os 20 anos da primeira SMS que ocorreu quando o programador britânico Neil Papworth enviou a primeira mensagem de texto para um telefone móvel, no dia 3 de Dezembro de 1992. Estava longe de imaginar que a troca de SMS viria a ser uma das formas de comunicação mais utilizadas em todo o mundo. 

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/primeiro-sms-faz-20-anos-e-ainda-resiste-aos-smartphones-1575887
Todos nós sabemos a importância que esta forma de comunicação adquiriu na nossa sociedadeparti, cularmente entre os jovens.
Esta infografia apresenta-nos alguns números interessantes sobre a utilização das SMS (Short Message Service) entre os adolescentes


http://www.onlineschools.com/in-focus/teenagers-cell-phones

Para assinalar o momento recorde-se aqui o livro A Alma não é Pequena - 100 Poemas Portugueses para SMS, com seleção e organização de Valter Hugo Mãe e Jorge Reis-Sá (2009) que apresenta trechos de poemas com menos de 160 caracteres, dos mais relevantes poetas portugueses, para enriquecer as mensagens SMS. É uma antologia diferente que percorre a poesia portuguesa dos últimos dois séculos. De Almeida Garrett a Camilo Pessanha, Ruy Belo, Pedro Tamen, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Fernando Pessoa, entre muitos outros, 100 poetas portugueses com mensagens retiradas das suas obras.

Disponível na Biblioteca.

Concurso Literário Sá de Miranda 2023