quarta-feira, outubro 31, 2012

Nós, os fantásticos seres vivos: uma breve história sobre Evolução 


Este vídeo é uma co-produção que resulta da cooperação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), ambos em Portugal. É um filme de animação sobre a Evolução que explora como surgiu toda a diversidade de seres vivos a partir de um antepassado comum. O vídeo apresenta a árvore da vida, em que todos os seres vivos são aparentados, e explica o aparecimento de novas espécies. Fala-se ainda na contribuição dos estudos sobre evolução para outras áreas científicas e para a sociedade. Embora direccionado para alunos dos 1º e 2º ciclos, não deixa de ser uma abordagem interessante para alunos mais velhos.

sábado, outubro 27, 2012

22 DE OUTUBRO - DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR


A assinalar o Dia da Biblioteca Escolar esteve, uma vez mais, na nossa Biblioteca, o contador de histórias António Castanheira, numa sessão dedicada aos alunos do 7º ano. Como é seu timbre, António Castanheira, agarrou a plateia com as suas histórias e com as suas músicas. Fica aqui um breve registo.










 OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES



sexta-feira, outubro 26, 2012

1 de junho - Lançamento da Revista Toque de Saída - Nº 61 - Viagens




1 de junho -  Apresentação do livro Marquesa de Alorna  pela autora Maria João Lopo de Carvalho


No dia 1 de Junho recebemos a escritora Maria João Lopo de Carvalho (parceira de Margarida Fonseca Santos na colecção juvenil Sete irmãos) que nos apresentou o seu primeiro romance histórico, Marquesa de Alorna - Do cativeiro em Chelas à corte de Viena. A ocasião constituiu mais um bom momento passado, este ano, na nossa Biblioteca.



22 de maio – Dia do Autor Português - Ana Maria Magalhães




No final de Maio, a 22 de Maio, veio até nós a autora da colecção mais vendida em Portugal. Ana Maria Magalhães, a escritora que em parceria com Isabel Alçada mantém na lista de preferências dos jovens leitores a colecção Uma aventura, com 54 títulos, centenas de edições e mais de 7,5 milhões de livros vendidos! O encontro, dirigido às turmas dos alunos mais jovens foi um momento de diálogo empolgante. Ana Maria Magalhães leva 30 anos de experiência nestas sessões e “fez frente” a mais de 120 jovens ávidos de ler os seus trabalhos, de colocar questões e de pedir autógrafos. Um excelente evento de promoção do livro e da leitura.



27 de abril -  À conversa com a escritora Margarida Fonseca Santos


Em 27 de Abril foi a vez de Margarida Fonseca Santos ser recebida na nossa Biblioteca. A escritora, que se tem vindo a consolidar entre os leitores de todas as idades, tem alguns livros seus entre os favoritos dos nossos leitores: Começar de novo e Uma pedra sobre o rio são duas obras muito requisitadas pelos nossos alunos do ensino secundário. A sessão foi-lhes, por isso, dedicada, bem como a um grupo de formandos do CNO a quem a escritora entregou prémios - livros seus – de um concurso centrado em contos que escreveu. Foi um encontro intimista, com momentos mesmo emotivos, com Margarida Fonseca Santos a orientar a sessão com grande mestria e a deixar os presentes rendidos aos seus encantos. A própria autora tratou de deixar um balanço na sua página do Facebook: “Hoje, rumei à Biblioteca Esc Sec Amares - alunos do CNO e do secundário, partilhas de histórias de vida e (foi mesmo!) e de lágrimas, de sonhos e de caminhos. Quando os encontros são assim, quando tocam assim em todos os envolvidos, sabemos que vale a pena. Só posso dizer-vos obrigada!”. Muita gente gostou!







5 de janeiro 2012 - Richard Zimler na Biblioteca





O segundo período estava a arrancar e logo contamos com a presença de Richard Zimler. O escritor de origem norte-americana é já uma referência na literatura portuguesa e internacional. Muitos alunos e professores na assistência, alguns dos quais leitores fiéis dos seus livros.  A conversa correu fluída: sobre a sua história de vida, em particular a sua vinda para Portugal, sobre a importância da identidade judaica na sua obra, sobre as temáticas dos seus livros, particularmente Ilha Teresa, mais centrado num argumento juvenil. Zimler é um homem atento, afável e disponível como se revelou na prolongada sessão de autógrafos do final da tarde.


           

                      14 a 16 de dezembro 2011 - Feira do Livro de Natal






Concurso de Marcadores de Livro para o Natal

                                                Trabalho realizado pelo Mauro, 7ºB

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...