segunda-feira, novembro 29, 2010

valter hugo mãe na Biblioteca

No dia 15, segunda-feira, o escritor valter hugo mãe – nome escrito em minúsculas como é apanágio do autor -, visitou a nossa escola com intuito de nos dar a conhecer as suas obras, uma delas merecedora do prémio José Saramago em 2007 (o remorso de baltasar serapião). Antes do início da sessão, o Grupo de Jornalismo do 12ºC entrevistou valter hugo mãe.

Logo após, para o começo da conversa com o escritor, um grupo de alunos do 10ºC preparam um vídeo biográfico. Seguiu-se a leitura de um texto realizado a partir de expressões presentes no livro do autor vila-condense e uma pequena biografia que pretendia desvendar algo mais sobre valter hugo mãe. Após breves palavras, o autor trocou ideias com alunos que o questionaram. Além da sua veia de escritor, um mundo a que se rendeu apesar de se ter formado em Direito, valter hugo mãe mostrou ser um homem multifacetado, com incursões também na música e nas artes plásticas.

O Grupo de Jornalismo do 12ºC











sábado, novembro 27, 2010

Os Lusíadas - LivroClip

O Livro vai ganhando novos contornos, novos desafios mas também novos aliados. As Tecnologias de informação e de comunicação criam novas possibilidades de motivar para a leitura e de estimular o gosto dos leitores.
O exemplo de Os Lusíadas:

quarta-feira, novembro 17, 2010

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
No Mês Internacional da Bibliotecas Escolares, o Painel fronteiro à BE foi decorado com motivos alusivos à efeméride. Aqui fica o registo-


25 de OUTUBRO - DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


No dia 25 de Outubro de 2010, segunda-feira, comemorou-se o Dia Mundial das Bibliotecas Escolares. Como não poderia deixar de ser, a Escola Secundária de Amares, no seu Centro de Recursos Educativos, dinamizou diversas actividades nesse âmbito – entre as 10h15 e as 11h35.
Depois de umas breves palavras do professor bibliotecário, Jorge Brandão Carvalho, e aproveitando a comemoração da referida efeméride, a turma do 12ºC, em parceria com a Biblioteca, entregou os prémios relativos ao Concurso do Dia Europeu das Línguas – Susana Carvalho, do 12ºA, pelo Secundário e Tiago Ferreira, do 9ºC, pelo Básico. Foram, ainda, entregues três livros às alunas que maior regularidade demonstraram na requisição de conteúdos na Biblioteca e a três alunos que comemoraram, nesse dia, o seu aniversário.
Deu-se, posto isto, início à actividade programada pelo 12ºC para este dia. Além da leitura de um breve poema tendo por base, naturalmente, a importância das bibliotecas escolares, vinte e um alunos escolhidos e distribuídos por seis grupos realizaram pequenas actividades especialmente programadas para este dia. O objectivo passou por destacar as potencialidades da biblioteca da Escola Secundária de Amares, evidenciando os seus diversos recursos, desde livros aos CDs, para que os alunos, utilizando os diferentes meios previamente colocados à sua disposição, realizassem as tarefas incumbidas. No final, antes de encerramento, os alunos dos diversos grupos apresentaram, oralmente, os trabalhos elaborados.


Da parte da tarde, na Biblioteca, tivemos a oportunidade de receber um contador de histórias. António Castanheira contou, cantou e ... encantou. Perante uma plateia de alunos do 7º ano que, de início, se mostrou algo reservada, o contador foi conquistando o auditório com as suas histórias e cantigas e, aos poucos, todos ficaram envolvidos, respondendo, acompanhando e aplaudindo entusiasticamente.


Grupo de Jornalismo – 12ª C

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...