quarta-feira, maio 19, 2010

FEIRA DO LIVRO - SEMANA DA LEITURA
Na passada semana realizámos a nossa Feira do Livro e Semana da Leitura, em paralelo com as Jornadas Culturais comemorativas dos 25 anos da nossa Escola. O programa, ambicioso e muito diversificado, permitiu bons momentos de entretenimento e promoção do livro e da leitura, dirigidos aos nosso alunos mas também às mais de 1500 crianças dos jardins de infâncias e escolas do 1º ciclo que nos visitaram e aqui foram acolhidas com diferentes actividades. Por aqui passaram os escritores Vergílio Alberto Vieira, Maria do Céu Nogueira, Carla Mendes, Ana Paula Figueiredo e Bernardete Costa, contadores de histórias como António Castanheira, José Machado, Rosa Lopes, além das muitas actividades de animação oferecidas pelos nossos alunos e professores. Uma semana em cheio, muito intensa, de que fica aqui um registo em imagens.


terça-feira, maio 18, 2010

Candidatura de Mérito 2010 - RBE
Depois de já ter ocorrido em 2006, com o Projecto "Da Biblioteca para a sala de aula", a RBE voltou a distinguir um projecto nosso no âmbito das candidaturas ideias com mérito. Desta vez, o projecto "Construir a Biblioteca do Futuro" foi destacado entre 39 candidaturas. Neste projecto, parte-se do pressuposto que o surgimento de novos suportes de informação, a facilidade de acesso a redes de informação, o crescimento do número de alunos possuidores de equipamentos informáticos e a implementação do Plano Tecnológico nas escolas, justificam um novo tipo de resposta por parte das bibliotecas. Em alguns âmbitos, nomeadamente na pesquisa de informação, o suporte digital tem, hoje, incontestavelmente, a primazia. Importa, por isso, repensar o estatuto e funções das bibliotecas escolares. Mais do que disponibilizar informação, torna-se prioritário, sobretudo entre os alunos, formar utilizadores, desenvolver o sentido crítico e criar a consciência de que não chega aceder à informação, sendo necessário desenvolver os mecanismos que transformam essa informação em conhecimento. Urge desenvolver as competências tecnológicas e de informação dos alunos, no âmbito da pesquisa, recolha, selecção e processamento da informação, ligando-as à especificidade dos saberes curriculares. O projecto pretende, assim, estabelecer a ligação entre diferentes vertentes do trabalho da biblioteca: a ligação à sala de aula e o apoio ao currículo e, neste contexto, a promoção das literacias de informação com a formação de utilizadores.

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...